Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

O nosso blog abre um canal onde o internauta poderá participar sugerindo publicação. Enviando fotos

Traduza para seu idioma

Visitas internacionais

Free counters!

Rodando o Mundo

Seguidores

O nome de Pedroso tem origem no Castro do Monte Murado

Pedroso é uma freguesia portuguesa do concelho de Vila Nova de Gaia, com 19,65 km² de área e 18 449 habitantes (2001). Densidade: 938,9 hab/km².




É a freguesia de maior extensão do Concelho de Gaia, sendo subdividida em 52 lugares e servida por alguns dos principais eixos rodoviários do norte do pais (EN1, AE1, IP1, IC1, Nó do Freixo).



A 10 Km da cidade do Porto, a vila de Pedroso estende-se desde o Monte da Virgem até Grijó, fazendo fronteira com Vilar de Andorinho (a Norte), Avintes (a Nordeste), Olival (a Nascente), Seixezelo (a Sul), Grijó (a Sudoeste), Perosinho e Canelas (a Poente).

 
História


O nome de Pedroso tem origem no Castro do Monte Murado (Castro Petrosos), que data do ano 7 d.C. Era um povoado castrejo habitado pelos Turdulos Velhos, servido pela via que ligava Olissipo (Lisboa) a Bracara Augusta (Braga). Em 1982, foram encontradas placas de bronze, (Tesserae Hospitales), datadas de 7 e 9 D.C., conside­radas os achados arqueológi­cos mais importantes da década na Península Ibérica. Pedroso faz, assim parte do principal roteiro arqueológico de Portugal, constituindo, estas placas, o documento escrito mais antigo sobre Pedroso, a prova inequívoca da sua identidade histórica, que remonta a muito antes da nacionalidade portuguesa.

Mosteiro de PedrosoO Mosteiro de Pedroso, principal monumento da terra, foi doado por D. Gondezinho e, de acordo com Frei Luís de S. Tomás, fundado no ano de 867 e acolheu no seu seio, Frei Pedro Julião, que foi seu abade comandatário, que mais tarde foi nomeado Papa João XXI.

Em Pedroso se feriu, na batalha de Pedroso, em 1071, entre o rei Garcia da Galiza e o conde de Portucale Nuno Mendes, donde resultou a vitória do primeiro e a morte do último, ditando a incorporação política do condado no reino da Galiza. O lugar recebeu foral de D. Afonso Henriques, em carta datada de 3 de Agosto de 1128.

Este diploma definia uma zona de influência do Mosteiro de Pedroso, distribuída por 37 freguesias desde Vila Nova de Gaia a Santa Maria da Feira, ao termo de Aveiro, do Vouga, ao concelho de Lafões e à freguesia de Santa Eulália de Vila Maior, concelho de Pereira Jusã.

Na área do Couto faziam-se nesse tempo todo o tipo de actividades económicas. Além das terras referidas, o Mosteiro ainda possuía 11 Igrejas, nas quais tinha direito de representação:

Sanguedo, Fiães, Vale, Paramos, Machinhata de Seixa, Riba UI, Souto, Milheirós, Vila Maior, Sei­xezelo e Alquerrubim.

Em 30 de Junho de 1989, parte da freguesia de Pedroso foi elevada à categoria de vila, respeitando a vila dos Carvalhos, cujo principal centro está inserido no território da freguesia de Pedroso.

fonte http://pt.wikipedia.org/wiki/Pedroso_(Vila_Nova_de_Gaia)#Hist.C3.B3ria

0 comentários: