Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

O nosso blog abre um canal onde o internauta poderá participar sugerindo publicação. Enviando fotos

Traduza para seu idioma

Visitas internacionais

Free counters!

Seguidores

Perfuração de poço para resgate de mineiros é completada

Perfuração de poço para resgate de mineiros é completada



"Perfuradoras, entre elas a T-130, na mina no norte do Chile (Reuters)"

Uma das perfuradoras já está a 40 metros do abrigo dos mineiros





As equipes de resgate que trabalham no resgate dos 33 mineiros soterrados desde o dia 5 de agosto no norte do Chile concluíram na manhã deste sábado a perfuração do poço pelo qual eles devem começar a ser retirados nos próximos dias.

A máquina perfuradora T-130, uma das três máquinas que trabalhavam na mina, chegou ao local onde estão os mineiros, a mais de 600 metros abaixo da superfície, por volta das 8h05 locais (9h05 de Brasília).

Engenheiros e operadores das máquinas podiam ser vistos se abraçando e pulando para comemorar o fim da perfuração do túnel.


As autoridades devem agora avaliar as condições do poço para analisar a necessidade de revestir suas paredes com uma proteção metálica para aumentar a segurança para o resgate.


A expectativa é de que somente sejam revestidos os primeiros cem metros do poço, o que reduziria o tempo de espera até que uma cápsula comece a retirar os mineiros do poço, um a um.



Paciência

Na sexta-feira, o ministro da Saúde do Chile, Jaime Mañalich, afirmou que o resgate dos mineiros soterrados começará na terça-feira, dia 12 de outubro.

Segundo o ministro da mineração chileno, Laurence Goldborne, o resgate começaria "em três ou oito dias, dependendo da decisão de forrar o túnel ou não".

Mañalich afirmou que apenas a primeira parte do túnel aberto pela T-130 será protegido, o equivalente aos primeiros cem a 200 metros.

"A última parte (do túnel), que provavelmente será em rocha maciça, sem proteção, precisa ser muito bem polida. É o que está planejado até hoje, o mais viável", disse Mañalich, acrescentando que a próxima terça-feira é a data provável para o início do resgate.


O ministro também pediu paciência aos chilenos, enquanto o complicado processo de resgate é realizado.


Mais rápido que o previsto

O cronograma de resgate foi reduzido depois que as três escavadeiras utilizadas no local começaram a progredir mais rapidamente do que o previsto.

Na semana passada, o governo havia mencionado que as tentativas de resgate começariam na segunda metade de outubro, quando anteriormente o prazo se estendia até o início de novembro.

Assim que o túnel de resgate estiver pronto, uma cápsula de aço, projetada pela marinha chilena e construída especificamente para este propósito, será utilizada para retirar os trabalhadores da mina.

O plano é que oficiais da Marinha desçam para avaliar a situação e ajudar os mineiros a utilizar a cápsula. O processo de retirada de cada um dos homens presos deve durar uma hora.

BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC



http://noticias.br.msn.com/mundo/artigo-bbc.aspx?cp-documentid=25885947

0 comentários: