Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

O nosso blog abre um canal onde o internauta poderá participar sugerindo publicação. Enviando fotos

Traduza para seu idioma

Visitas internacionais

Free counters!

Seguidores

Piñera diz que resgate foi acelerado e prevê para hoje saída do último mineiro

Piñera diz que resgate foi acelerado e prevê para hoje saída do último mineiro

Publicidade

DE SÃO PAULO

 

 
Os presidentes Sebastián Piñera (Chile) e Evo Morales (Bolívia) visitam boliviano resgatado
 
O presidente do Chile, Sebastián Piñera, afirmou nesta quarta-feira que as equipes de resgate dos 33 mineiros presos após o desabamento da mina de San José, em 5 de agosto, aumentaram a velocidade das operações. A expectativa é que o último mineiro preso deixe o local ainda hoje.
Segundo Piñera, a velocidade inicial de um mineiro resgatado a cada hora foi aumentada para três mineiros a cada duas horas.
Acompanhe a cobertura ao vivo
Acompanhe a cobertura completa do resgate dos mineiros no Chile
Veja galeria de imagens dos preparativos para o resgate
Clima festivo não esconde ansiedade e tensão no resgate de mineiros; ouça
Equipes finalizam revestimento de túnel para resgatar mineiros chilenos; veja imagens
Veja como o resgate dos mineradores mudou a rotina de cidade chilena
Veja em flash como será o resgate dos mineiros
Mineiros presos no Chile recebem de oração do papa a mensagens de fé via internet
Veja a cronologia do caso dos 33 mineiros presos no Chile
Resgate dos 33 mineiros coloca Copiapó no mapa do mundo
Desde a 0h desta quarta-feira, chegam a 16 os trabalhadores resgatados. Entre eles estão 15 chilenos e o único boliviano do grupo, Carlos Mamani.
O presidente da Bolívia, Evo Morales, que chegou ao local da mina hoje pela manhã e acompanhou dois resgates, se encontrou com Mamani e agradeceu ao Chile e a Piñera pelo "grande esforço" realizado para salvar os 33 mineiros.
Morales, que chegou ao local da mina nesta quarta-feira, fez ainda um agradecimento aos 32 mineiros chilenos que acompanharam o único boliviano preso na mina, Carlos Mamani, 23, o quarto a ser resgatado.
"Muito obrigado, mineiros chilenos que cuidaram do meu irmão. A Bolívia jamais se esquecerá deste esforço."
O presidente se encontrou com Mamani e pretende retornar ainda hoje à Bolívia com o conterrâneo, mas essa possibilidade ainda dependerá de avaliações médicas.
O presidente chileno, por sua vez, disse que Mamani recebeu cuidados "como um dos nossos" e voltou a exaltar os trabalhos que permitiram o resgate dos mineiros. Para Piñera, o Chile deu "um grande exemplo ao mundo".
"A grande riqueza do Chile não é o cobre, são os mineiros", afirmou.
RESGATE
Florencio Ávalos foi o primeiro mineiro a sair da mina, à 0h11. Uma hora depois, por volta da 1h05, Mario Sepúlveda foi resgatado da mina. Emissoras de TV do mundo inteiro transmitem as operações.
Segundo o ministro da Saúde, Jaime Mañalich, as operações de resgate têm transcorrido até melhor do que o inicialmente esperado. Segundo ele, todos os mineiros até momento apresentam boa condição de saúde e vêm evoluindo bem. Alguns deles já foram transportado para o hospital de Copiapó.
Apesar da disposição e aparente energia com a qual os mineiros saíram da cápsula, todos eles foram levados para o hospital de campanha em macas, onde passarão por exames de triagem. Por terem passado mais de dois meses sob a terra, cada mineiro subirá à superfície usando óculos escuros de última geração, com 100% de proteção contra raios UVA, UVB e UVC, e com um sistema cromático que permite manter a nitidez das cores, além de lentes intercambiáveis para enxergar de perto e de longe.
Até agora, dois paramédicos desceram à mina para ajudar no resgate dos mineiros. O sargento Roberto Rios Seguel, da Marinha chilena, foi o primeiro a descer, antes dos mineiros começarem a sair. Ele é um médico de combate, especialista em primeiros socorros. Patricio Robledo, segundo paramédico a descer ao interior da mina, pertence à Marinha chilena e tem experiência em sobrevivência em ambientes hostis e fugas de espaços confinados.
Mario Gómez, 63, o mais velho do grupo, foi o nono a ser tirado da mina. Sua subida foi cercada de cuidados devido à sua condição de saúde, considerada mais delicada.

0 comentários: