Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

O nosso blog abre um canal onde o internauta poderá participar sugerindo publicação. Enviando fotos

Traduza para seu idioma

Visitas internacionais

Free counters!

Seguidores

oriente médio

Internacional // oriente médio

56 pernambucanos vindos da Líbia chegam ao Recife nesta segunda-feira

Publicado em 28.02.2011, às 17h48

Do JC Online Com informações de Thiago Lins
 
Chegam ao Recife, nesta segunda-feira (28), os 130 funcionários da construtora Queiroz Galvão, vindos da Líbia devido aos conflitos que ocorrem no país do oriente. Além dos funcionários, 18 parentes deles também desembarcam no Aeroporto Internacional dos Guararapes, em horário ainda a ser confirmado.

Líbia: milícias leais a Kadafi abrem fogo contra multidão - Ricardo ... | http://oglobo.globo.com/pa...Ao todo, das 148 pessoas no voo, 56 são de Pernambuco. Os baianos estão em segundo maior número, com 18 passageiros. Do Maranhão, chegam 14 pessoas, mais 11 de São Paulo, 10 da Paraíba, oito do Pará, oito do Distrito Federal, quatro de Goiás, quatro do Rio de Janeiro, três do Ceará, duas de Minas Gerais, duas do Mato Grosso, duas do Rio Grande do Norte, uma do Amazonas, uma de Santa Catarina e uma de Sergipe. De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, os passageiros desembarcam no Recife e vão, em seguida, para as suas respectivas cidades.

A professora aposentada Jorlane Maria da Silva está no Aeroporto dos Guararapes esperando a sobrinha Maria Carolina Gonzales, uma das não-funcionárias. Carolina é esposa do engenheiro Wellington Gonzales. "Quarta-feira fui pra igreja e estava muito nervosa, mas nosso Deus é maior", disse.
A professora conta que, durante a crise, trocou e-mails com a sobrinha, tendo perdido o contato nos últimos dias. O engenheiro e a mulher teriam deixando Benghazi com a ajuda do Consulado Brasileiro, que teria fornecido um carro blindado para o casal se deslocar até o navio que os levou para a Grécia.
Emocionada, a empresária Ângela Melo contou que o sobrinho, o engenheiro Wellington Gonzales, queria muito "brincar o Carnaval". Ela conta ainda que no abrigo providenciado pela Queiroz Galvão para os engenheiros eles não podiam nem abrir as janelas, e mesmo assim ouviam muitos gritos e tiros. Em princípio, o grupos estava hospedado em uma casa destinada aos engenheiros da empresa, depois tiveram de ser realocados para um abrigo.
Sobre as dificuldades para embarcar de volta para o Brasil, ela conta que foram "tantas frustrações" que ela esteve a ponto de não acreditar no que estava acontecendo, em referência ao adiamento do embarque do grupo no navio, em decorrência do mar revolto. Ela ressaltou que, apesar das dificuldades de comunicação via telefone e internet, a empresa conseguiu manter informadas as famílias em Pernambuco.
"Já me sinto mais aliviado, mas vou ficar melhor ainda quando der de cara com ele", conta o funcionário público Carlos Vieira, que espera o filho, José Maurício Vieira, chefe da equipe de desenhistas da Queiroz Galvão. Carlos conta que a última vez que falou com o filho foi há três dias, por telefone. Maurício, segundo seu pai, não mostrava nenhum "desespero". Ainda assim, Carlos afirma que ele e sua família ficaram com o estado emocional "lá em cima".
Já o topógrafo Jessé Silva minimizou a crise na Líbia. "O drama não foi tão grande quanto parece". Jessé está esperando o filho, o engenheiro Douglas Silvas. Douglas, inclusive, vai conhecer a filha Daiane que nasceu recentemente. O engenheiro já tinha volta prevista para o dia 3 de março, quando estaria de folga. A precipitação da crise culminou na antecipação de sua volta. Sobre a comunicação com o filho, Jessé conta que era trabalhosa, mas que eles conseguiam se falar via Skype.
GRÉCIA - O grupo que chega nesta segunda-feira ao Recife desembarcou às 2h30 (horário de Brasília) deste domingo (27) no Porto de Pireu, em Atenas, na Grécia, e foi recepcionado pelo embaixador do Brasil no país, Otto Agripino Maia. O Itamaraty montou uma operação para providenciar os documentos necessários para a saída dos brasileiros da Grécia. Em seguida, o grupo partiu em direção a Lisboa, para depois voar para o Recife.

Leia mais fonte

0 comentários: