Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

O nosso blog abre um canal onde o internauta poderá participar sugerindo publicação. Enviando fotos

Traduza para seu idioma

Visitas internacionais

Free counters!

Seguidores

Obama

                                    Obama começa sua primeira viagem latino-americana pelo Brasil
Todas as atenções do presidente americano, Barack Obama, estarão concentradas sobre a América Latina a partir desta sexta-feira, quando ele inicia sua primeira viagem pela região, começando pelo Brasil, seguindo pelo Chile e concluindo com uma breve visita a El Salvador. Imagem: Saul Loeb/AFP Photo/Arquivo
Saul Loeb/AFP Photo/Arquivo

Todas as atenções do presidente americano, Barack Obama, estarão concentradas sobre a América Latina a partir desta sexta-feira, quando ele inicia sua primeira viagem pela região, começando pelo Brasil, seguindo pelo Chile e concluindo com uma breve visita a El Salvador.

No topo de suas prioridades, a influência americana na região - onde novos atores como a China têm ganhado terreno - e a busca de novos mercados para os Estados Unidos, que ainda lutam para superar a pior crise econômica em décadas.

A viagem terá também grande carga simbólica, por incluir três países que, para Washington, são paradigmas de experiências democráticas bem sucedidas, que podem servir de exemplo para outras regiões com conflitos políticos, como o Oriente Médio, segundo altos funcionários do governo.

Obama admite que a América Latina mudou: "está avançando bem de maneira geral" e "possui uma dinâmica própria", indicou na quinta-feira à imprensa Arturo Valenzuela, encarregado diplomático para a região.

O presidente, altamente popular entre os latino-americanos, conversará com os governantes dos três países sobre questões comerciais, energéticas, ambientais e de segurança, com destaques específicos em cada etapa da viagem.

No Brasil, Obama terá "uma ótima oportunidade para começar uma nova relação" com a presidente Dilma Rousseff, que chegou ao poder em janeiro, indicou Dan Restrepo, assessor do presidente para a América Latina.

O Chile, por sua vez, será apontado como modelo de governo bem sucedido na região por Obama, que discursará em Santiago sobre as bases da nova relação EUA-América Latina.

Em El Salvador, onde chegará na terça-feira, o presidente americano deve falar sobre temas como o tráfico de drogas e a imigração.

Barack Obama, que viajará acompanhado da família e de uma ampla delegação oficial, que inclui sua equipe econômica, desembarca na manhã de sábado na capital brasileira, onde terá uma reunião bilateral com Dilma, seguida de um almoço.

Durante a tarde, ele participará de um encontro com empresários dos dois países.

No domingo, Obama voa para o Rio de Janeiro, onde visitará primeiro o Cristo Redentor. Segundo Restrepo, o presidente terá "várias oportunidades para interagir com o povo brasileiro", incluindo um discurso público.

Entretanto, seu anunciado discurso a céu aberto na Cinelândia, no centro do Rio, foi cancelado, e será substituído por uma fala para uma plateia menor, dentro do Teatro Municipal.

Especula-se que Obama pretende visitar também uma das favelas incluídas no programa das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs), mas este plano ainda não foi confirmado pela Casa Branca.

Na segunda-feira, Obama se reunirá na capital chilena com o presidente Sebastián Piñera. Depois, fará um discurso sobre a região e participará de um jantar oferecido por Piñera.

FONTE

0 comentários: