Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

O nosso blog abre um canal onde o internauta poderá participar sugerindo publicação. Enviando fotos

Traduza para seu idioma

Visitas internacionais

Free counters!

Seguidores

Pernambuco aos 40º de sensação térmica

Dia mais quente do ano deve levar Pernambuco aos 40º de sensação térmica

Isabela Lemos Especial para NE10

http://www2.uol.com.br/JC/HTML_PORTAL/cotidiano/imagens/sol-470.jpg

Calorentos de plantão, se preparem. Neste domingo (20) o Recife vai passar pelo dia mais quente do ano, podendo ultrapassar os 35º - com uma sensação térmica que pode chegar aos 40 ou 41º. Isso por causa do fenômeno astronômico chamado equinócio.

LEIA TAMBÉM
» Recifenses tentam driblar o calor no fim de semana mais quente do ano
» Com o sol forte, cuidado redrobado
 
Este é o momento que a Terra fica bem perto do sol, fazendo com que os dias sejam iguais às noites, 12 horas cada turno. E, como Pernambuco está muito próximo à Linha do Equador - apenas 7º Sul -, onde a incidência é maior, vamos receber neste domingo os raios solares de forma perpendicular, de forma mais direta.
 
Todos os anos, o fenômeno acontece duas vezes para marcar as mudanças de estação. A primeira é agora em março e a segunda, no dia 23 de setembro. Com a troca de estações, o hemisfério Norte passa agora a receber a primavera e o hemisfério Sul, o outono. Como o Brasil está localizado numa área tropical, essa mudança de estações e climas não é tão sentida.

 http://www2.uol.com.br/JC/HTML_PORTAL/cotidiano/imagens/imagem_lamepe.jpg
Imagem do Lamepe mostra a zona de calor

"Tem anos que chove pouco no final de março por conta da pressão atmosférica, como está sendo agora em 2011, assim como a ausência de nuvens e os ventos mais fracos. Fora isso temos a evaporação acelerada da água do mar, que atualmente está com a temperatura entre 28º e 34º, o que é considerado muito quente", explica a coordenadora do Laboratório de Meteorologia de Pernambuco (Lamepe), Francis Lacerda.
 
Francis explica também que, da segunda semana de março até agora, por exemplo, Pernambuco  teve um aumento de dois graus na temperatura nos municípios do Sertão. "A sensação térmica no Sertão já chega a marcar uma temperatura próxima aos 40º. E, como não temos previsão de chuva para o Estado, o provável é que neste domingo o dia seja de muito calor".
 
A coordenadora do Lampe fala ainda que a ação humana também influencia bastante no aumento desse calor que a Terra vem sofrendo nos últimos anos. Isso acontece porque o calor fica preso entre a superfície e a atmosfera, não sendo expulso para o espaço. Esse é o processo do chamado efeito estufa, causado pela ação de gases como o carbônico.
 
"O fato é que muitas pessoas ainda não têm preocupação com o meio ambiente. É preciso repensar, por exemplo, a reorganização da cidade. A expanção imobiliária vem crescendo muito rapidamente e tranformando o Recife numa verdadeira ilha de calor, um efeito estufa artificial. O concreto passa o dia todo absorvendo calor para devolvê-lo à noite, esquentando ainda mais a cidade. Temos que pensar nesse reordenamento do espaço arborizando mais a cidade; afinal, as árvores são excelentes reguladores da temperatura".
 
FONTE

0 comentários: