Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

O nosso blog abre um canal onde o internauta poderá participar sugerindo publicação. Enviando fotos

Traduza para seu idioma

Visitas internacionais

Free counters!

Seguidores

EUA,confirmam morte de Bin Laden

Informação foi confirmada por uma fonte do governo dos Estados Unidos
Obama discursou no final da noite nos Estados Unidos (início da madrugada, horário de Brasília) - Chris Kleponis / AFP


Os exames de DNA confirmaram que Osama bin Laden era a pessoa morta em uma operação de forças americanas no Paquistão, informou uma fonte do governo dos Estados Unidos.

Segundo um militar americano, o líder da Al-Qaeda foi assassinado com um tiro na cabeça durante operação realizada por forças especiais da Marinha dos Estados Unidos, colocadas à disposição da CIA.

As forças Seal da Marinha — um acrônimo para "sea, air, land" (mar, ar e terra) — são tropas de elite preparadas principalmente para missões de combate ao terrorismo e operações de reconhecimento e de guerra não convencionais.

Colocadas à disposição do serviço de inteligência americano (CIA), as tropas Seal deram início ao ataque com helicópteros contra um complexo fortemente guardado nas proximidades de Islamabad. O local foi identificado como o esconderijo de Bin Laden, disse outro militar.

— A responsabilidade da operação era de Leon Panetta (chefe da CIA) e foi executada pelos Seals — afirmou.

O corpo do líder da Al-Qaeda foi sepultado no mar, disseram fontes oficiais, que pediram o anonimato.

— O sepultamento no fundo do mar já foi realizado. Queríamos evitar uma situação em que seu túmulo pudesse se converter em um santuário — disse um dos militares.

— Não havia tempo para negociações com outros países para organizar um possível enterro — completou.

Os Estados Unidos não informaram a nenhum país sobre sua intenção de realizar esta operação, incluindo o Paquistão, onde Bin Laden foi encontrado.

— Ele resistiu, como havíamos previsto — afirmou um dos funcionários americanos, sem especificar se a missão consistia em capturar ou matar o líder da Al-Qaeda.

Entenda como ocorreu a morte e os desdobramentos:

O presidente americano Barack Obama anunciou, na noite de domingo (madrugada de segunda-feira, no horário de Brasília), ao vivo em cadeia nacional a morte de Osama bin Laden. O fato ocorreu após operação de forças militares americanas no Paquistão, em uma mansão da cidade de Abbottabad, ao norte de Islamabad, a capital do país.

Em discurso oficial, Obama disse que "foi feita justiça" no ato americano, o qual era prioridade número 1 do país. Já o ex-presidente George W. Bush comemorou a "vitória" dos Estados Unidos. Após a disseminação da informação, milhares de cidadãos de Nova York e Washington foram ao Marco Zero de 11 de Setembro e à Casa Branca, respectivamente, para demonstrar apoio à medida tomada pelo governo.
Fonte

0 comentários: