Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

O nosso blog abre um canal onde o internauta poderá participar sugerindo publicação. Enviando fotos

Traduza para seu idioma

Visitas internacionais

Free counters!

Seguidores

Gati

                                                     Curso prepara polícia para o interior
                                                              do Jornal do Commercio

A Polícia Militar iniciou esta semana, no Comando do Policiamento da Mata Sul, em Vitória de Santo Antão, o curso que vai formar novos integrantes para os Grupos de Apoio Tático Itinerante (Gati) de todos os batalhões do Estado. Os 62 alunos passaram por uma seleção com mais de 250 candidatos e serão capacitados durante 20 dias de aulas intensivas. Além de PMs, o curso conta com policiais civis, rodoviários federais e soldados do Exército, que participam como convidados.

Cada um dos 23 batalhões da PM conta com equipes do Gati. Nas unidades do interior esses grupos são acionados para ocorrências que na Região Metropolitana do Recife são atendidas por batalhões especializados, como Radiopatrulha, Choque e Operações Especiais.

O Gati tem um papel fundamental na suplementação do policiamento, quando apoia no recobrimento das áreas já contempladas pelo patrulhamento ordinário, proporcionando uma maior sensação de segurança à população em todo o Estado, afirmou o comandante do Policiamento da Mata Sul, coronel Chusa Júnior.

As disciplinas ministradas no curso são: instrução tática individual, primeiros socorros, direitos humanos, abordagens a pessoas, veículos e edificações, armas não letais, agentes químicos, defesa pessoal, treinamento físico militar, tiro prático, controle de distúrbios civis, ações de choque em praças desportivas e em estabelecimentos prisionais, gerenciamento de crises, noções de inteligência, varredura antibomba, armamento e munição, técnicas de patrulhamento rural e urbano e método de tiro de defesa Giraldi, com preservação da vida.

Após a conclusão do primeiro módulo do curso, outros 48 participantes serão formados, totalizando 110 policiais capacitados na turma de 2011. Após o curso, o efetivo estará apto a atuar em ocorrências com reféns, rebeliões em presídios, assaltos a banco, reintegração de posse, bloqueios em rodovias e distúrbios civis.

VITÓRIA

O curso está sendo desenvolvido na sede do 21º Batalhão, em Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata. Os instrutores são oficiais do batalhão local e das Companhias Independentes de Operações Especiais e de Operações e Sobrevivência em Área de Caatinga.


Os integrantes do Gati utilizam armas de grosso calibre, deslocam-se em veículos de maior porte (caminhonetes) e recebem uma gratificação salarial em torno de R$ 1,1 mil.

O primeiro Grupo de Apoio Tático Itinerante surgiu na Mata Sul, no fim da década de 90, quando a região foi decretada Zona de Exclusão devido aos altos índices de homicídios e assaltos.

0 comentários: