Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

O nosso blog abre um canal onde o internauta poderá participar sugerindo publicação. Enviando fotos

Traduza para seu idioma

Visitas internacionais

Free counters!

Seguidores

abelhas mata vitóriense

AGRESTE // ZONA RURAL

Ataque de abelhas mata uma pessoa e deixa pelo menos seis feridas em Caruaru

Um ataque de abelhas italianas matou uma pessoa e deixou pelo menos seis feridas por volta das 12h15 dessa segunda-feira (19), na Fazenda Alto do Moura, distrito do mesmo nome, localizado a 7 km do Centro de Caruaru, no Agreste de Pernambuco.

Enxame (uma rainha e obreiras prontas a formar nova colónia) | http://pomares.eu/mel

» Ouça entrevista da Rádio Jornal com médico veterinário sobre ataques de abelhas:

De acordo com informações do capitão Costa, do Corpo de Bombeiros, duas das vítimas estariam trabalhando na área [totalmente coberta pelo mato], fazendo a marcação de um terreno onde será construído um loteamento habitacional.

José Valdir dos Anjos, 33 anos, foi retirado da área com várias picadas pelo corpo, recebeu os primeiros atendimentos médicos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e foi encaminhado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), mas não corre risco de morte.

A outra vítima, o topógrafo Edson da Silva Agustinho, 60 anos, natural de Vitória de Santo Antão, foi localizado pelo Corpo de Bombeiros totalmente coberto de abelhas que formavam um tipo de ''cobertor'' sobre ele. Devido à gravidade de seu estado de saúde, Edson da Silva foi levado às pressas para o Hospital Regional do Agreste (HRA), mas não resistiu à toxina.

"Quando chegamos com a equipe no local, populares informaram que outras cinco pessoas, além desses dois que atendemos no local, teriam sido picados pelas abelhas e socorridas pelos moradores da vizinhança. Quanto a Edson da Silva, não podemos assegurar com quantas picadas ele foi atingido, mas com certeza mais de 500 abelhas", explicou o capitão Costa.

Ainda segundo o Corpo de Bombeiros, uma equipe irá ao local na na manhã desta terça-feira (20) para exterminar o enxame.

IMPORTANTE - O veneno da abelha italiana contém diversos componentes. Os de princípio mais ativo são: histamina, melitina e duas enzimas, hialuronidase e fosfolipase. No organismo, o veneno apresenta três efeitos distintos: neurotóxico (atua sobre o sistema nervoso), hemorrágico (aumenta a permeabilidade dos capilares sanguíneos) e hemolítico (destrói os glóbulos vermelhos do sangue)

 » Veja os cuidados gerais para evitar picadas de abelhas:

Use roupas claras, pois as escuras atraem as abelhas. 
Não grite: as abelhas são atraídas por ruídos, principalmente os agudos. 
Evite operar qualquer máquina barulhenta próximo à colmeia. 
Preste atenção ao zumbido característico de um enxame. 
Tenha cuidado ao entrar em local que possa abrigar colmeia.

0 comentários: