Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

O nosso blog abre um canal onde o internauta poderá participar sugerindo publicação. Enviando fotos

Traduza para seu idioma

Visitas internacionais

Free counters!

Seguidores

Com pé na estrada e de olho no amanhã

No Jornal do Commercio: Com pé na estrada e de olho no amanhã


Uma ideia pioneira de estudantes está levando às universidades, públicas e privadas, discussões sobre a formação de mão de obra qualificada para suprir a carência do mercado de trabalho pernambucano. Com o tema Euquero fazer parte dessa riqueza, a Caravana Pé na Estrada, idealizada pela União dos Estudantes de Pernambuco (UEP), percorrerá 24 instituições, do litoral ao Sertão, até o fim do mês.




A prioridade é discutir dificuldades e possibilidades do ensino superior para se inserir nas novas demandas e exigências do mercado. "A caravana convida gestores das universidades e representantes do governo para discutir que o desenvolvimento econômico precisa diminuir as desigualdades sociais", afirma o presidente da UEP, Thauan Fernandes.

O presidente da Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco Condepe/Fidem), Antônio Alexandre, é responsável pela abertura do encontro nas instituições do Grande Recife. Ele acredita que iniciativas como essas são positivas, pois a economia do Estado vive um momento de transição e há um novo perfil dos centros de desenvolvimento, como os polos de petróleo, naval, automotivo e de fármaco. "O universitário precisa se preparar para disputar esse mercado que está crescendo cada vez mais. É um desafio. Esse crescimento chega da capital ao Sertão, para o estudante não precisar mais se deslocar da sua cidade de origem para estudar. E essa mão de obra qualificada é absorvida na própria região."

Ao fim da caravana, será redigido um documento para entregar a gestores das instituições de ensino e ao governo do Estado, indicando as maiores deficiências das unidades. "Fomos à UPE (Universidade de Pernambuco), por exemplo, e os alunos criticaram a falta de estrutura. A ideia é fazer com que os alunos lutem por um ensino de qualidade", diz o presidente da UEP.

Nas faculdades voltadas para engenharia e arquitetura, o debate vai girar em torno da mobilidade urbana. Já nos campus da UPE, a discussão foi sobre a criação do Plano Estadual de Assistência Estudantil. Nas universidades privadas, pauta prevê regulamentação do ensino privado e a reforma universitária. O papel do SUS será discutido na Faculdade Pernambucana de Saúde.

Cronograma

A caravana, que também terá show e festivais culturais, ficará na estrada até o dia 27 deste mês. Os estudantes já percorreram as cidades de Vitória de Santo Antão, Zona da Mata, Nazaré da Mata, Timbaúba, ambas na Mata Norte, Palmares, na Mata Sul. Hoje, visitam as faculdades de Caruaru (Asces, Favip e Fafica), no Agreste. Amanhã, estarão na Universidade de Pernambuco (UPE) de Garanhuns (Agreste) e na sexta feira, em Serra Talhada, na Faculdade Integrada do Sertão (FIS).

No dia 23, eles vão para a Autarquia Educacional do Araripina, distante 684 quilômetros da capital pernambucana. Petrolina será visitada na terça-feira e Arcoverde na quarta, depois a caravana retorna ao Grande Recife. "A ideia é interiorizar a discussão e conhecer de perto os problemas e as soluções de cada canto de Pernambuco", explica o presidente da UEP. Dia 26, a caravana visitará a Faculdade Pernambucana de Saúde. No encontro, os universitários vão debater a importância do Sistema Único de Saúde (SUS) para os brasileiros. O encerramento do projeto, no dia 27, será na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Na data, haverá um encontro dos integrantes da UEP com a caravana.

Fonte: Jornal do Commercio/Marcela Balbino – 18/04/2012 -

0 comentários: