Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

O nosso blog abre um canal onde o internauta poderá participar sugerindo publicação. Enviando fotos

Traduza para seu idioma

Visitas internacionais

Free counters!

Seguidores

Confira todos os detalhes do desfile cívico-militar deste sábado

Desfile cívico já teve início na Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, no Recife. Foto: Jailson da Paz/DP/D.A Press

Neste sábado, dia 7 de Setembro, o patriotismo desfila pelas ruas do país no 191º aniversário da Independência do Brasil. No Recife, o tradicional cortejo cívico-militar acontece em novo endereço, pela primeira vez, na Avenida Mascarenhas de Morais, sentido subúrbio/centro, no bairro da Imbiribeira. A concentração será no Viaduto Tancredo Neves, em direção ao Largo da Paz, em Afogados. A solenidade deverá começar pontualmente às 8h, com a revista da tropa feita pelo governador Eduardo Campo, pelo comandante militar do Nordeste, general do Exército Odilson Sampaio Benzi, e pelo comandante do Destacamento Militar, general de Brigada Antônio Carlos de Souza. A expectativa é que 10 mil pessoas prestigiem o evento.

O palanque das autoridades será instalado em frente ao Ginásio de Esportes Geraldo de Magalhães Melo, o Geraldão. Após a revista, o desfile terá início com cinco mil estudantes do ensino fundamental e médio das redes pública e particular do estado. Também fazem parte do destacamento, entidades e instituições civis. 

Quando os estudantes saírem, ocorre a abertura oficial do desfile militar, prevista para as 10h, quando o comandante do Destacamento Militar, acompanhado de representantes de cada uma das Forças e corporações que participarão do evento (Marinha do Brasil, Exército Brasileiro, Força Aérea Brasileira, Polícia Militar de Pernambuco, Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco e Polícia Rodoviária Federal), realizará a apresentação da tropa.

O primeiro grupamento a desfilar será composto por militares da ativa que já integraram Forças de Paz sob a égide da Organização das Nações Unidas (ONU). O segundo grupamento será composto pelas bandeiras históricas, conduzidas por alunos do Colégio Militar do Recife e do Colégio da Polícia Militar de Pernambuco. O terceiro será composto pelas Associações: dos Veteranos da FEB, dos Ex-Integrantes do Batalhão Suez, dos Oficiais da Reserva e dos Veteranos Paraquedistas, além da Maçonaria, com cerca de 180 participantes. O quarto grupo é o da Marinha do Brasil, constituído por cerca de 300 militares.

O Exército Brasileiro entra em seguida, como quinto grupamento a desfilar. Ao todo, levará cerca de 1,5 mil militares das diversas tropas que integram o Comando Militar do Nordeste ao desfile. O sexto grupamento a desfilar será o da Força Aérea Brasileira, constituído por cerca de 700 homens. A seguir, o contingente da Polícia Militar de Pernambuco e do Corpo de Bombeiros.

Após a passagem das tropas a pé, terá início o desfile motorizado, quando participarão, com suas respectivas viaturas operacionais, o Exército Brasileiro, a Polícia Militar de Pernambuco, o Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco, a Polícia Rodoviária Federal, a Polícia Civil, o Sistema Penitenciário, o Serviço de Assistência Médica de Urgência (SAMU) e a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT). Ao todo, cerca de 160 viaturas e 50 motocicletas serão empregadas no desfile. Os integrantes dos órgãos operativos da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco também desfilarão. Cerca de 360 homens do Corpo de Bombeiros serão empregados no desfile, além de 18 viaturas tipo autoresgate, autobomba tanque, autossalvamento, autoplataforma e quatro motocicletas. A Polícia Militar contará com 108 integrantes da corporação, 10 viaturas e oito motocicletas. A Polícia Civil terá o efetivo de 30 homens, contando com o emprego de 20 viaturas. 

O encerramento será feito pela tropa a cavalo do Regimento Dias Cardoso, da Polícia Militar de Pernambuco. 

Segurança
Além dos grupamentos que participarão efetivamente do desfile, outros 931 profissionais de segurança pública estarão à disposição para garantir a ordem pública. A Secretaria de Defesa Social mobilizou as equipes que serão distribuídas nos entornos do desfile.

O policiamento ostensivo contará com 580 policiais militares e 20 integrantes do Corpo Bombeiros. Outros 331 militares de unidades especializadas, entre eles o Batalhão de Choque, estarão garantindo a segurança do movimento Grito dos Excluídos. Também serão disponibilizados nove postos de atendimento médico ao longo do trajeto e 11 ambulâncias, além de 30 profissionais de saúde.

Quem não vai assistir ao desfile e pretende aproveitar o feriado nas praias do litoral não será esquecido. O Corpo de Bombeiros estará atuando com 450 homens, 30 embarcações, duas viaturas de resgate e uma de incêndio nas praias.

As cidades da Mata Sul, Agreste e Sertão pernambucano também terão esquema especial de segurança para os desfiles locais. Cerca de 60 PMs, nove viaturas e dois trios de motos da Ronda Ostensiva com Motos (Rocam) atuarão em Palmares. Garanhuns contará com 103 homens, 10 viaturas e um trio de motos da Rocam. Já Caruaru, terá 44 integrantes da corporação e quatro viaturas de apoio realizando o policiamento. Por fim, em Petrolina, serão empregados 400 militares, 12 viaturas e três trios de motos da Rocam. 


Desfile cívico-militar

4 quilômetros será a extensão da área interditada para o desfile
2,2 quilômetros medirá o espaço destinado para o desfile propriamento dito
1,8 quilômetro será a área reservada para a concentração e recuo das unidades militares e escolas que vão se apresentar no desfile
30 ruas devem ter os acessos fechados para a área interditada
931 policiais militares e civis e bombeiros integrarão o esquema de segurança
580 policiais militares farão o policiamento ostensivo
70 agentes de trânsito do Recife cuidarão, junto com policiais militares, do trânsito
500 integrantes da Polícia do Exército vão monitorar o acesso de autoridades, escolas e unidades militares à área ao desfile
41 linhas de  ônibus, cujas rotas incluem a Estrada da Batalha e a Avenida Mascarenhas de Moraes, terão os itinerários alterados
5 mil estudantes de escolas públicas e particulares desfilarão
10 mil pessoas devem prestigiar o evento

Fontes: Exército e SDS

0 comentários: