Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

O nosso blog abre um canal onde o internauta poderá participar sugerindo publicação. Enviando fotos

Traduza para seu idioma

Visitas internacionais

Free counters!

Seguidores

Evento no Recife marca 90 anos de nascimento de Osman Lins

Vida e obra do escritor pernambucano, falecido em 1978, serão abordados na jornada


Os 90 anos de nascimento do pernambucano Osman Lins serão lembrados em um evento no Recife neste fim de semana. Desta sexta-feira (18) até o domingo (20), o Teatro Hermilo Borba Filho será palco de uma série de diálogos entre linguagens artísticas com o objetivo de fazer uma releitura da obra do escritor, falecido em 1978.

Na programação, totalmente gratuita, palestras, leitura dramática, ensaio aberto de espetáculo, exibição de vídeos e debates com o público. A abertura do projeto, intitulado "Leituras Cruzadas III: Lendo Osman Lins", contará com a presença da secretária de Cultura do Recife, Leda Alves, e da filha mais nova de Osman, Ângela Lins. As duas compartilharão momentos significativos da vida e da obra do autor, numa conversa com mediação do professor Fábio Andrade, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

No sábado (19), os componentes do Teatro Dubando apresentam o ensaio para o espetáculo "Perdidos e Achados", narrativa do livro, "Nove, Novena" (1966). Dirigido por Alexsandro Souto Maior e com a participação do ator convidado Tatto Medinni, o ensaio ilustrará a mesa que será composta por Robson Teles (dramaturgo e professor de literatura da Universidade Católica de Pernambuco) e Luiz Carlos Vasconcelos (ator e diretor paraibano, atualmente na novela "Geração Brasil").

No domingo, a Companhia Fiandeiros de Teatro fará a leitura dramática de "Mistério das Figuras de Barro", sob direção de André Filho, a partir das 16h. Em seguida, o teatro da palavra de Osman Lins será defendido pela jornalista e crítica teatral Ivana Moura. Nesse dia, o evento contará ainda com a exibição do curta-metragem "A Partida", de Sandra Ribeiro, seguido de um bate papo com a diretora e com o jornalista Adriano Portela.

Para fechar o evento, os professores Rosana Teles, Lourival Holanda e o pesquisador Arnoldo Guimarães comporão a mesa "Cruzando Leituras", acerca do universo melódico e poético de Osman Lins.

A programação começará às 19h nos dois primeiros dias da jornada. O Teatro Hermilo Borba Filho fica no Cais do Apolo, no Bairro do Recife. Outras informações podem ser obtidas por meio dos telefones (81) 3355.3321/3319.

ver link do artigo

0 comentários: